domingo, 13 de novembro de 2011

Reflexões


  Inclusão é Possível Sim!!
A inclusão social da pessoa com deficiência através do Atendimento Educacional Especializado é um grande avanço na política educacional desenvolvida no Brasil.
Felizmente a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) contempla, olha e passa a desenvolver projetos nesta área.
A pessoa com deficiência, parcela importante da sociedade brasileira, cada vez mais vê seus anseios serem alvos da política educacional no âmbito federal, estadual e municipal.
Como exemplo é possível citar a quantidade e a qualidade cada vez maior de cursos oferecidos na área da educação especial, bem como, a implantação de novas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Estas que por sua vez, aproximam a educação especial, do seu principal objetivo, ou seja, a pessoa com deficiência.
O Atendimento Educacional Especializado, oferecido nas Salas de Recursos Multifuncionais através de recursos e técnicas adequadas, possibilita o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, promovendo sua autonomia.
No Colégio Muncipal Pelotense  é possível perceber o quanto a instituição escolar vem respeitando as características individuais dos seus alunos deficientes ou não, empenhando-se em buscar estratégias para o desenvolvimento das potencialidades de seus alunos.
Recentemente seis professores da Educação de Jovens e Adultos, uma orientadora educacional, uma monitora, participaram de Seminário relacionado à deficiência visual ocorrido no corrente mês. Outros três professores da escola estão  realizando a formação a distância do curso de Atendimento Educacional Especializado.
O acesso ao conhecimento, proporcionado pela SRM, está de acordo com o que pensava o inventor do sistema de leitura e escrita Braille que mais tarde viria a revolucionar o aprendizado de pessoas com deficiência visual.  Para Louis Braille a pessoa com deficiência não poderia ser tratada com piedade ou ser lembrada da sua vulnerabilidade e sim ser tratada com igualdade.
É possível perceber a determinação de todos os profissionais ( gestores, professores, funcionários) do Colégio Municipal Pelotense  na construção de uma Escola Inclusiva, que respeita as diferenças individuais de cada pessoa e proporciona a interação e inclusão de todos na comunidade escolar.





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