domingo, 13 de novembro de 2011

Orientação e Mobilidade

Taís( aluna da EJA 5ª etapa) e Lizandra( monitora)
De acordo com a proposta do Atendimento Educacional Especializado o professor deve proporcionar a pessoa com  deficiente visual oportunidades de explorar o ambiente, para que esta  possa formar suas próprias referências, utilizando para isto os sentidos remanescentes, que lhe serão de grande valia na formação de conceitos.
Deste modo faz-se necessário estruturar um programa de orientação e mobilidade de acordo com as especificidades de cada deficiência.
           
 ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
Orientação para o deficiente visual é o aprendizado no uso dos sentidos para obter informações do ambiente. Saber onde está para onde ir e como fazer para chegar ao lugar desejado. A pessoa pode usar a audição, o tato, a cinestesia (percepção dos seus movimentos), o olfato e a visão residual (quando baixa visão) para orientar. A Mobilidade é o aprendizado para o controle dos movimentos de forma organizada e eficaz. Felippe (2003)

As técnicas de guia- vidente, auto-ajuda, bengala longa são as mais utilizadas em um programa de orientação e mobilidade para as pessoas com deficiência visual (FELIPPE, 2003).

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